Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Grade de coordenadas UTM no AutoCAD

A grade de coordenadas UTM é um item indispensável em uma planta topográfica. Se você ainda não sabe montar uma, está lendo o texto certo.

O procedimento é muito simples. Primeiro, observe os valores numéricos de suas coordenadas e insira um ponto ("PO") com coordenadas redondas. Exemplo: se um ponto em seu desenho tem como valores de x,y"508978.6898,8567345.9000" (1)insira um ponto com o valor de"508000,8568000" (2). Feito isto, trace uma linha ("L") ou polilinha ("PL") que atravesse toda a área do lugar que estiver desenhando nos sentidos horizontal e vertical. Agora é só aplicar offsets ("O") com intervalos iguais para todos os traços - escolha o valor que fique melhor pro seu mapa (3).

Para inserir o texto com cada coordenada, use o comando "DT".  Com o comando "ID", verifique o valor encontrado para E na extremidade da linha vertical e N na extremidade da linha horizontal. Distribua os textos e modifique-os de acordo com o intervalo definido por você.

Você também deve cortar ("TRIM" ou "TR") as linhas que passam por dentro do seu polígono e deixá-las afastadas dele o suficiente para que a grade não atrapalhe a leitura das demais informações  do seu mapa como o nome dos marcos e pontos e os confrontantes da propriedade que foi desenhada.


Diferenças entre GPS de Navegação e Geodésico


A diferença é pequena mas muito significante (ambos coletam coordenadas a partir da constelação de satélites) e o uso é distinto, afinal cada aparelho funciona de uma maneira própria para te dar coordenadas no campo. Pra início de conversa, temos a precisão, e essa define a aplicação do aparelho; um GPS de navegação funciona com a observável Pseudodistância e tal método lhe confere uma precisão de alguns metros. Excelente para localização de pontos, determinação de rotas e levantamentos menos precisos. Já o GPS Geodésico trabalha com a Fase de Batimento da Onda Portadora e isto lhe garante uma precisão de poucos centímetros, dependendo da técnica de posicionamento utilizada - várias vezes maior que a de um GPS de navegação.


Então os levantamentos geodésicos e, claro, os georreferenciamentos de imóveis, monitoramento de estruturas na engenharia e outros trabalhos mais técnicos utilizam-se do segundo modelo, graças à sua precisão e acurácia. Entretanto, todo trabalho de georreferenciamento de imóveis rurais necessita de um aparelho de navegação, pois ainda há mais uma diferença entre os dois tipos: a disponibilidade das coordenadas.


Os aparelhos de navegação fornecem coordenadas em tempo real (ora, é um aparelho para orientação e localização) enquanto as coordenadas rastreadas por um GPS geodésico são pós-processadas: necessitam de um software para corrigir e gerar o relatório do levantamento.

Será a partir desses dados pós-processados que faremos os mapas georreferenciados.