Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ponte levadiça de ferro e aço

A ponte de cauda da Holanda
ponte-levadica-1
Os holandeses têm uma tendência a fazer as coisas de forma diferente. Tome as suas barragens, que são barreiras gigantes contra tempestades, especialmente feitas com tecidos sintéticos para manter a erosão da terra. As ciclovias são feitas em pé de igualdade com as estradas automotivas. E o planejamento da cidade, que mescla vida pública e privada, combina casas geminadas com amenidades, como lojas e instalações esportivas, muito longe da forma de subúrbios planejadas pelos americanos.

Depois, há as pontes. Por causa dos muitos rios em todo o país e o tráfego de barcos, tão alto quanto o volume de veículos na estrada, uma ponte na Holanda deve ser capaz de levantar e abaixar rapidamente sobre vias relativamente pequenas.

Uma ponte levadiça média articulada seria grande demais para a maioria dos canais holandeses, e uma longa ponte íngreme,que consome recursos preciosos também não seria viável. Assim, engenheiros holandeses acharam uma solução para esse dilema com a ponte de cauda: o Slauerhoffbrug. Uma ponte de cauda pode rapidamente e eficientemente ser levantada e baixada a partir de um poste (ao invés de dobradiças). Isso permite que a embarcação passe rapidamente, enquanto o tráfego rodoviário é parado.

A ponte, localizada em Leeuwarden, foi desenhada por Van Driel para ser uma ponte totalmente automática, com capacidade de perceber e se adaptar a seu entorno. O Slauerhoffbrug permite melhor fluxo do tráfego marítimo e do tráfego terrestre.

O Slauerhoffbrug cruza o rio Harlinger Vaart. "A ponte móvel foi necessária porque um novo anel viário cruzaria este canal", diz Van Driel. Construída em 2000 a partir de ferro e aço, a ponte é levantada e abaixada 10 vezes por dia por dois cilindros hidráulicos localizados em uma única torre ao lado da ponte. “O rolamento elevador, completado com asfalto e as marcações da estrada, não causa problemas na estrada quando abaixada. O modelo base é uma ponte giratória limitado basculante, em que a seção de aumento é contrabalançada por um peso, como o Pegasusbrug perto de Ouistreham, na França. Essas pontes foram construídas em todo o mundo nos séculos 18, 19 e 20”, diz.

Esta ponte é construída em forma de L, dobra as barras tendo que levar para o convés, com a fundação construída ao lado da ponte. As vigas são ausentes, o que permite uma altura de construção que aumenta a altura de elevação.

E à moda holandesa essa ponte cauda não é apenas uma proeza da engenharia, mas uma obra de arte. Ela é pintada em amarelo e azul, representante da bandeira Leewaurde. A forma assimétrica pode ser vista a quilômetros de distância, quando a plataforma está completamente levantada e travada na posição vertical.

ponte-levadica-3ponte-levadica-4ponte-levadica-9
ponte-levadica-5ponte-levadica-6ponte-levadica-7
ponte-levadica-8ponte-levadica-2

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Ponte estaiada da Baía de Hangzhou: um negócio da China!



Ponte da Baía de Hangzhou: a maior ponte transoceânica do mundoPonte da Baía de Hangzhou: a maior ponte transoceânica do mundo
Caminho para carros e para a economia. Esses foram os objetivos pretendidos quando surgiu o projeto de construção da Ponte Transoceânica de Hangzhou, na China. A estrutura, com 36 km de extensão, considerada a maior ponte marítima do mundo, não só encurtou a distância entre as cidades de Xangai e Ningbo, como impulsionou o crescimento econômico na região. Saiba como na reportagem a seguir.

A concepção do projeto

Para construir a maior ponte sobre mar do mundo, foi preciso muita pesquisa: os estudos tiveram início em 1994, sendo que as obras iniciaram apenas em 2003. Foram mais de 120 estudos técnicos, e cerca de 700 especialistas do mundo todo envolvidos no projeto. O motivo de tanto cuidado estava ligado ao fator geológico: a ponte foi construída em um área de risco, com correntes de maré de até 30 km por hora, ondas com até 8 metros de altura e tufões e terremotos de até sete graus na escala Richter.

Da teoria à prática

Para resistir a tantos impactos naturais, o modelo estaiado foi eleito para dar corpo à ponte. A construção foi basicamente realizada em solo, para então os elementos pré-fabricados, vigas, pilares e fundações da ponte, serem transportados para o local de montagem e instalação.
Para montar as vigas no mar, foram necessários guindastes gigantes e flutuantes com dispositivos de ancoragem e lançamento de pórticos. Além disso, um cavalete de 10 quilômetros foi erguido para cravar as estacas: vigas de quase 1.500 toneladas foram erguidas a partir do topo e lançadas para o mar.
ponte-hangzhou-18-PPara construir com precisão toda a estrutura, um sistema avançado de GPS foi utilizado: o Trimble 5700 RTK. Um total de 50 sistemas foram aplicados ao longo da travessia, e, sistemas adicionais foram instalados em embarcações, a fim de fornecer uma precisão milimétrica para o posicionamento em tempo real de pilhas e seções pré-fabricadas da ponte.
Um dos maiores desafios enfrentados pelo projeto foi a erupção de gás natural na camada superficial ao longo da linha da ponte. Um estudo especial foi realizado para investigar a distribuição do gás e analisar a propriedade do solo, durante e após a liberação do gás.
Nenhuma perfuração pôde ser realizada antes da pressão do gás ser aliviada.Para solucionar o problema, tubos de aço medindo 60 centímetros de diâmetro foram inseridas no solo, liberando lentamente o metano seis meses antes da perfuração e cravação das estacas, justamente para evitar qualquer perturbação do solo, desmoronamento de terra ou erupção e chamas de gás. As severas condições marinhas, marés turbulentas e tufões, causaram também dificuldades na fixação de barcaças e navios de construção.
ponte-hangzhou-5A Ponte da Baía de Hangzhou é composta por um viaduto duplo, com caixa de vigas pré-fabricadas de concreto, e três faixas de rolamento e uma de acostamento por sentido. Cada viga mede 16 metros de largura e 3,5 metros de profundidade. Estacas tubulares de aço com 80 metros de comprimento servem como base ao longo da maioria do alinhamento, embora também tenham sido usados alguns poços perfurados e estacas de concreto moldado no local.
A ponte norte é composta por duas torres em forma de losango, com cabo duplo, caixas de aço e vigas, e tem um vão principal de 448 metros. A ponte sul é formada por uma torre simples, também com cabo duplo, caixas de aço e viga, mas com um vão principal menor, com 318 metros.
Clique nas imagens para ampliá-las
ponte-hangzhou-2-Pponte-hangzhou-6-Pponte-hangzhou-7-P
ponte-hangzhou-14-Pponte-hangzhou-15-Pponte-hangzhou-19-P
ponte-hangzhou-20-Pponte-hangzhou-21-P01-P
02-Pponte-hangzhou-11-P

Negócio da China!

mapa-PA Ponte Transoceânica de Hangzhou não é considerada a maior do mundo à toa. No total, são 36 quilômetros de extensão e 33 metros de largura. O grau de estrada em declive transversal é de 2% e 4% na máxima inclinação longitudinal. Projetada para ter uma durabilidade de 100 anos, a ponte tem uma altura de 90 metros, permitindo que os navios porta-contentores de quarta e quinta geração consigam passar em todas as condições.
Em cumprimento à lei chinesa que proíbe estradas com mais de dez quilômetros em linha reta, a ponte foi projetada em formato de S, e tem uma cor diferente no guard-rail a cada cinco quilômetros. A pintura, segundos os engenheiros responsáveis pela estrutura, tem como objetivo evitar que os motoristas fiquem entediados ao volante, fator que pode diminuir o risco de acidentes.
Outro diferencial é que no meio da ponte há uma área de serviços de 10 mil metros quadrados e um mirante, onde os visitantes podem observar as marés e o balanço da ponte. A infraestrutura da ponte é completa: há nela instalada dispositivos de segurança de tráfego, sistemas de monitoramento, equipamentos de comunicação, praças de pedágio, alimentação, iluminação e manutenção e edifícios de escritórios.
Antes:
ponte-hangzhou-16-Pponte-hangzhou-23-P
Depois:
17-P16-Pponte-hangzhou-12-P

Milagre econômico

A ponte da Baía de Hangzhou liga as cidades de Xangai e Ningbo, abrangendo toda a Baía de Hangzhou, no Mar da China Oriental, cruzando o rio Qiantang no delta do rio Yangtze. Mas mais do que isso ela representou um crescimento econômico para toda a região. Isso porque a ponte reduziu em 120 quilômetros a distância entre as localidades, facilitando o transporte de mercadorias na região, o que tornou o porto Beilun, localizado em Ningbo, mais competitivo, principalmente no que diz respeito ao frete marítimo internacional.
03-P10-Pponte-hangzhou-3-Pponte-hangzhou-9-P
Tanto é fato que a ponte representava um reforço na economia local, que o governo Chinês aceitou investimentos privados para a construção da ponte: 30% dos US$ 1,682 bilhão investidos no projeto provém de capital privado. De acordo com os investidores, a construção da ponte de travessia marítima é uma indicação do crescente poder econômico da China, e com ela espera-se impulsionar o desenvolvimento econômico no delta do rio Yangtze, também chamado de Triângulo de Ouro Industrial.
11-Pponte-hangzhou-10-Pponte-hangzhou-22-P
A expectativa é de que se possa recuperar o capital investido em aproximadamente 15 anos. A ponte foi concluída em junho de 2007 e aberta ao público em maio do ano seguinte.
18-P20-Pponte--hangzhou-1-P

Ficha Técnica:

Responsável: Wang Yong
Empreiteira: China Railway Bridge Bureau Group Co. Ltd.
Consultoria em Engenharia: Hardesty & Hanover LLP
Design: Ty Lin Internacional
Sistema de proteção contra impacto: Ben C Gerwick
Aço utilizado: 800 mil toneladas
Maior vão livre: 488 metros
Extensão: 36 quilômetros
Início da Construção: junho de 2003
Término da Construção: junho de 2007

Fonte:

Dados: Hardesty & Hanover LLP e Hangzhou Bay Bridge (site oficial)
Texto: Portal Metálica
Imagens: Reuters, China Daily, In.co
m