Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de abril de 2011

AS 10 MAIS

10 grandes estradas pelo mundo ou por sua beleza natural ou por suas inovações tecnológicas ou simplesmente por sua ousadia.

10. Autoestrada Overseas, Florida Keys (EUA)
Editora Globo
A autoestrada foi construída para fazer ligação entre o grupo de cerca de 1.700 ilhas ao sul dos Estados Unidos, chamado Flórida Keys. A maior porção de sua extensão fica sobre o mar e tem uma vista incrível.

9. Iroha-Zaka, Japão

Editora Globo

Esta rodovia sinuosa é composta de uma pista para subida e outra para descida, ambas com 48 curvas muito fechadas. Cada uma das curvas recebeu o nome de uma letra de um alfabeto antigo japonês, começando com a letra i-ro-ha. Era muito usada por monges budistas para peregrinação.

8. Rodovia Atlântica, Noruega

Editora Globo

A estrada foi escolhida como a construção norueguesa do século e como um dos trajetos do mundo por publicações especializadas. Com oito quilômetros de extensão, liga as cidades de Molde e Kristiansund. Com varias elevações, em alguns momentos dá a impressão de acabar no nada e é cercada por um cenário impressionante.

7. Oberalp, Suíça
Editora Globo
A passagem entre os Alpes tem uma vista incrível. Mas só é aberta durante o verão, por causa da forte cerração que cai sobre ela nos meses mais frios do ano e impede a visão dos motoristas. Mas não pense que ela fica inutilizada, vira uma pista de esqui, tobogã e até caminho para escalada.

6. Camino a Los Yungas (ou “estrada da morte”), Bolívia
Editora Globo
Com quase 70 km de extensão, esta perigosa estrada conecta as cidades de La Paz e Corioco. Yungas não tem grade de proteção, e a chuva e neblina, comuns na região, atrapalham a visibilidade dos motoristas. Com uma estatística de cerca de 300 mortes ao ano causadas por acidentes, hoje ela é pouco usada, mas é mui geralmente é procurada por quem anda em busca de aventuras.

5. Túnel Guoliang, China
Editora Globo
Construída por 13 moradores do vilarejo local, esta estrada foi escavada nas rochas da montanha Taihang e inaugurada em 1977. Tem mais de 30 "janelas" que proporcionam entrada de luz no caminho. Tem 1.200 metros de comprimento, cinco metros de altura e quatro de largura.
4. Estada de Los Caracoles, Chile e Argentina
 Editora Globo
O caminho sinuoso que passa pela Cordilheira dos Andes não conta com grades de proteção. Com muitas curvas inclinadas, a estrada fica coberta de neve em grande parte do ano, o que a torna ainda mas desafiadora.
3. Estrada da Montanha Jebel Hafeet, Emirados Árabes Unidos
Editora Globo
Com uma extensão de quase 12 km sobre uma montanha de 1.219 metros de altura, a estrada impressiona pela beleza do deserto. O caminho, que mistura retas para alta velocidade e boas curvas é um convite para quem gosta de dirigir. Ela termina em um local com apenas um estacionamento, um hotel e um palácio.
2. Rodovia Lysebotn, Noruega
Editora Globo
Mais uma representante norueguesa, esta estrada contém 27 curvas fechadas, 1,1 km de túnel e fica na cidade de Lysefjord. Com um superfície perfeitamente lisa, é uma das estradas mais divertidas desta lista.
1. Estada Stelvio, Itália
 Editora Globo
Localizada nos Alpes italianos, é uma das estradas com maior altitude da região, com 2.757 metros acima do nível do mar. Tem 48 "zigue-zagues" inclinados entre as montanhas e desafia a habilidade do motorista em um cenário fantástico.

fonte: Resvista Galileu

domingo, 24 de abril de 2011

Grandes obras da Engenharia


O Viaduto de Millau é numa só palavra, impressionante. São 270 metros com o Rio Tarn a passar mesmo por baixo, uma visão fantástica e também um pouco assustadora…
O viaduto foi construído para facilitar o tráfego dos veículos que anteriormente eram obrigados a descerem até ao rioTarn, o que não dava muito jeito e resultava em congestionamentos. A ponte foi idealizada nos anos 80 mas começou a ser construída apenas em 2001, contudo o longo período de espera foi compensado por uma construção em velocidade máxima, pois em 2004 já estava acabada…
Cerca de 3.000 trabalhadores estiveram envolvidos na construção deste projecto que custou quase 400 milhões de euros. Mas o elevado investimento era necessário, pois facilitou a ligação ente França e a Espanha e hoje a rota é utilizada anualmente por um grande número de turistas. Antes do Viaduto de Millau, o “Europabrücke” na Áustriadetinha o recorde do mais alto no mundo…
Para que tenha uma noção deste verdadeiro monstro da construção, só a pista tem 36.000 toneladas, com 32 m de largura por 4,2m de altura e claro está suspensa a 270 metros de altura o que torna tudo ainda mais impressionante. O viaduto localizado na França é uma demonstração de que algumas das construções que fazemos são de deixar qualquer um boquiaberto. Aqui ficam algumas imagens…